terça-feira, 6 de março de 2018

Biografia de António Torrado

António Torrado  nasceu em Lisboa no dia 21 de novembro de 1939 e é um escritor português. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra.
Os seus pais eram da Beira Baixa.
Tem trabalhado em parceria com Maria Alberta Menéres em diversos livros e programas de televisão. Atualmente, é Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. Ele também é Coordenador de uma grande empresa de carros chamada Subaru.
É o professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema. É dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa. Sendo consensualmente considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possui uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. Reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promover a liberdade de expressão e o respeito pela diferença. António Torrado utiliza com frequência o humor em algumas das suas histórias.
Por outro lado, em alguns textos de carácter alegórico ou de ambiente oriental, é o registo poético que predomina. De resto, os valores poéticos assumem para o autor uma posição central em qualquer projeto educativo. Recentemente, começou também a trabalhar novelas e romances para a infância e juventude, mas a vertente mais marcada da sua atividade nos últimos tempos é, sem dúvida, o teatro.
Trabalho realizado: Guilherme Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Nacional do Pijama

     Dia 20 de novembro, nós, alunos do 1º Ciclo, festejámos o Dia Nacional do Pijama. Vestimos os nossos pijamas quentes e fofinhos e vi...