segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Mochila Amiga



     No passado dia 19 de outubro, recebemos a enfermeira Alexandra Coutinho no nosso Colégio.

     Desta vez, o tema tratado foi a "Educação Postural". Dada a importância deste assunto, vamos passar a ter os seguintes cuidados:

  • sentar corretamente;
  • escolher bem as mochilas;
  • arrumar de forma correta os livros nas mochilas;
  • transportar apenas os livros necessários, para não andarmos com muito peso;
  • pegar nos objetos pesados corretamente para o bem da nossa coluna.
     Obrigado pelos conselhos enfermeira Alexandra.

Alunos do 1.º ano







segunda-feira, 22 de outubro de 2018

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


No dia 16 de outubro o Colégio de Lamego decidiu fazer uma pequena apresentação aos meninos do 1.º ciclo sobre o Dia Mundial da Alimentação.
Chamaram a Ana que é nutricionista que trocou o nosso lanche por pacotes de açúcar, de modo a percebermos quantos gramas iríamos consumir.
No decorrer desta ação vimos um filme dos “Heróis da Fruta” e aprendemos que no Halloween não existem só doces como eu imaginava.
A seguir pesaram-nos e mediram-nos mas é coisa que não posso contar porque é uma informação pessoal.
E, foi assim, que comemoramos o Dia Mundial da Alimentação, e nunca mais me vou esquecer de trazer fruta para a escola pois quero ter uma alimentação saudável. 


                                              TEXTO: GUILHERME MATOS 4.º ANO
                                            DESENHO: MARIA BALTAZAR  4.º ANO

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Leite é boooom

Os alunos do 1.º ciclo do Colégio de Lamego, juntaram-se ao projeto da Mimosa " Leite é boooom".

Este projeto tem como objetivo sensibilizar para a naturalidade do leite, para a sua importância na alimentação diária e nas lancheiras escolares.

Nós, alunos do 1.º ciclo do colégio de Lamego, agradecemos à Mimosa pelo leite enviado.




segunda-feira, 19 de março de 2018

Semana da leitura

Estreamos a semana da leitura com a visita do escritor José Miguel Tavares da Silva. 
Este escritor nasceu em 1970, em Sarrazola, uma zona agrícola na foz do Vouga, freguesia de Cacia, concelho de Aveiro. 
Habituado, na infância, a viver entre a cidade e o campo, o contacto e o gosto pela natureza acompanharam-no assiduamente, levando-o, aos 14 anos, a integrar o Corpo Nacional de Escuta. 
Esta experiência de vida despertou a sua sensibilidade para o meio ambiente e alimentou o seu sonho, enquanto pai, contando histórias sobre o que viu, despertando e dando a conhecer aos seus pequenos o gosto pelos animais e pela natureza.
O livro Leonardo Pardal Pardo retrata outro olhar sobre os habitantes das quintas, os seus hábitos a interacção com os restantes animais e com o meio e a sua importância dentro do habitat natural. 

Foi um serão muito divertido!

Muito obrigada pela sua presença! 













 


quinta-feira, 8 de março de 2018

Ação de informação sobre Higiene Oral orientada pela enfermeira Alexandra e Gabriel

Uma boa higiene oral pode contribuir para termos um sorriso saudável e ainda mais bonito. 
Hoje, aprendemos dicas simples e imprescindíveis, para quem quer ter dentes saudáveis.
Obrigada enfermeira Alexandra e Gabriel por nos terem proporcionado momentos de aprendizagem e de diversão, como se vê no vídeo.
                                           Até breve!





terça-feira, 6 de março de 2018

Biografia de Pedro Sidónio de Araújo Muralha

      O meu livro favorito é “Bichos, bichinhos e bicharocos” e foi escrito pelo autor Sidónio Muralha.
      O autor Pedro Sidónio de Araújo Muralha nasceu no ano 1920 no dia 29 de julho e morreu no ano 1982 no dia 8 de dezembro. Era filho de Beatriz Araújo e do jornalista Pedro Muralha.
      Ele foi um escritor português. Escreveu livros em poesia e em prosa, e o seu primeiro livro publicado foi em poesia.
      Durante a sua carreira recebeu vários prémios pelos seus livros, havendo um deles ligado à literatura infantil, o livro “Bichos, bichinhos e bicharocos”, do qual eu gosto muito.

                                                                             André Magalhães
 

Biografia de António Torrado

António Torrado  nasceu em Lisboa no dia 21 de novembro de 1939 e é um escritor português. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra.
Os seus pais eram da Beira Baixa.
Tem trabalhado em parceria com Maria Alberta Menéres em diversos livros e programas de televisão. Atualmente, é Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. Ele também é Coordenador de uma grande empresa de carros chamada Subaru.
É o professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema. É dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa. Sendo consensualmente considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possui uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. Reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promover a liberdade de expressão e o respeito pela diferença. António Torrado utiliza com frequência o humor em algumas das suas histórias.
Por outro lado, em alguns textos de carácter alegórico ou de ambiente oriental, é o registo poético que predomina. De resto, os valores poéticos assumem para o autor uma posição central em qualquer projeto educativo. Recentemente, começou também a trabalhar novelas e romances para a infância e juventude, mas a vertente mais marcada da sua atividade nos últimos tempos é, sem dúvida, o teatro.
Trabalho realizado: Guilherme Matos

Mochila Amiga

      No passado dia 19 de outubro, recebemos a enfermeira Alexandra Coutinho no nosso Colégio.      Desta vez, o tema tratado foi a &q...